R. Conceição de Monte Alegre, 198 - 10 andar - Conj. 101

Brooklin Paulista, São Paulo - SP, 04563-060

11 5096-2850

contato@ittoconsulting.com

RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • LinkedIn ITtO Consulting
  • Instagram ITtO Consulting
  • Facebook ITtO Consulting
  • YouTube ITtO Consulting

ITtO Consulting © 2019. All Rights Reserved.

A importância da auditoria para a gestão de viagens corporativas

9 Aug 2017

A gestão de viagens dentro da corporação é uma atividade que segue os processos definidos em sua política, que envolve diferentes áreas e tem uma grande importância no desenvolvimento dos negócios. Fora do alcance e controle da corporação, existe um trabalho muito importante, feito pelas agências de viagens corporativas (TMCs), que, seja de maneira manual ou automatizada, efetua a compra de serviços de hospedagem, transporte, entre outros, em nome da corporação, envolvendo outros sistemas, pessoas e empresas.

 

Ao fazer a conciliação das solicitações de viagens geradas na empresa com as faturas da agência de viagens e do cartão de crédito corporativo, algumas dúvidas podem surgir: as tarifas negociadas foram aplicadas no momento da emissão da passagem aérea? Por que foi necessário um processo offline se tenho OBT para automatizar as solicitações? Os relatórios gerenciais e o BI estão precisos? As políticas e exceções estão sendo aplicadas em conformidade com o que foi estabelecido? Os SLAs e cláusulas contratuais estão sendo respeitados em sua totalidade?

 

Uma maneira de esclarecer essas e outras dúvidas é através de uma análise sistêmica de bilhetes emitidos, faturas e rastreamento de origem dos dados e valores apresentados, bem como do processo e estrutura de atendimento oferecidos pelo prestador de serviços. Normalmente o trabalho de auditoria, independentemente da área auditada, é composto por 4 fases:

 

  1. Planejamento, para determinar o plano e alcance do trabalho;

  2. Trabalho de campo, para coleta de evidências;

  3. Análise das evidências levantadas e obtenção de conclusões;

  4. Parecer de auditoria, documento com as inconsistências encontradas, recomendações para correção e prevenção de riscos.

 

O objetivo da auditoria é tratar com maior transparência a relação entre a empresa e sua agência de viagens, abrindo espaço para melhorias, estreitando ainda mais a confiança mútua.

 

A ITtO conta com uma equipe de auditoria independente, focada nos objetivos específicos de cada empresa, seguindo normas, procedimentos e princípios fundamentais de auditoria, aliados ao conhecimento técnico e de negócios em viagens corporativas. Caso você necessite deste serviço, entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo!

 

Um abraço e até a próxima! 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Posts Em Destaque

Quando investir em serviços de TI?

7 Dec 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes