top of page

Gestão de viagens corporativas: o desafio de fazer mais com menos


 

Não é novidade que gastos com viagens corporativas impactam muito no resultado financeiro das empresas (aparecendo, na maioria dos casos, como o terceiro maior gasto). Ao mesmo tempo, os deslocamentos são extremamente necessários para o desenvolvimento dos negócios. Os gestores de viagens e departamentos financeiros se veem frente ao desafio de fazer “mais com menos”, cumprir com a responsabilidade de ter um funcionário seguro fora da sua base, automatizar processos, integrar sistemas, aprimorar controles, mas fazendo o menor investimento possível com a melhor qualidade... tudo isso sem deixar as tarefas do dia-a-dia de lado. Realmente não é uma tarefa simples...


Algumas ações já são aplicadas com a ajuda da agência de viagens (TMC) ou pelos próprios gestores de viagens, que cada dia que passa vão se capacitando mais para atender as demandas das empresas e de seus viajantes: boas negociações de tarifas e fees pagos aos prestadores de serviços de viagens, uma ferramenta de self-booking que dê mais mobilidade e autonomia aos viajantes seguindo as políticas de viagens da empresa, uso de cartões de crédito corporativos que facilitem o controle dos gastos. Outras ações mais comuns podem não ser aderentes à cultura ou necessidades da empresa, como por exemplo definir antecedência mínima para emissão dos bilhetes aéreos ou outras mudanças de processo que não sigam os padrões adotados pela matriz global da empresa.


Diante desse cenário, como saber o que pode ser aplicado à sua empresa, o que está disponível em termos de tecnologia, o que apresenta melhor relação custo-benefício, onde estão os gastos que poderiam ser contidos sem comprometer a qualidade?


Além da participação em grupos e eventos para troca de experiências e leitura das tendências de mercado, os gestores de viagens podem contar com o apoio de profissionais ou empresas de consultoria de negócios, capazes de fazer um mapeamento end-to-end dos processos envolvidos na gestão de viagens, não limitado à parte de reservas mas que se estenda à prestação de contas, conciliações e integração com o ERP, com o objetivo de fazer recomendações, estimar potencial de economia e propor melhorias que sejam adequadas à realidade da empresa, priorizando ações que tragam maior benefício em menor tempo. Que tal pensar nessa alternativa? Você pode contar com a ITtO para fazer uma consultoria de negócios na sua empresa, será um prazer tomar um café e continuar esse bate-papo pessoalmente!


Um abraço e até o próximo post!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page