Seu ERP atrapalha mais do que ajuda? Entenda porquê
A implantação de um sistema ERP em grandes empresas faz toda a diferença. Por ser tão necessário, esse processo precisa ser tratado com muito cuidado, exigindo análises delicadas de fatores estratégicos que garantem o sucesso do projeto. Muitas empresas já são beneficiadas só pelo fato de implantar o sistema ERP, tendo uma melhora considerável na comunicação e integração entre departamentos.
Exatamente por esse processo precisar de tanto cuidado é que se ouve falar sobre empresas que têm ou tiveram problemas na implantação de um ERP. Essas empresas provavelmente falharam na hora de dar a devida atenção ao projeto, tratando o processo como mais um simples projeto de tecnologia - como a instalação de um software - e não como uma mudança organizacional com um enorme impacto, que se for mal executada afetará a empresa de diversas formas.
Para se ter uma ideia do quão isso deve ser levado a sério, no ano 2000, uma má implantação de um projeto de ERP na Nike gerou perdas de US$ 100 milhões em vendas, quedas de 20% nas ações e diversos processos. Isso devido a uma tentativa frustrada de integrar o ERP. A avaliação posterior do projeto mostrou que a Nike tinha planejado mal o projeto, com uma visão somente da área de tecnologia, ou seja, todo o resto foi deixado de fora. A equipe foi mal treinada em relação ao sistema e seu valor comercial.
O sucesso na implantação de sistemas de ERP está diretamente vinculado a estes fatores:
Aceitar a mudança da organização para receber as novas funcionalidades;
Disciplina na execução dos processos em aderência com o sistema de ERP;
Paridade real entre os processos físicos e sistêmicos;
Capacitação adequada e entendimento das integrações entre os processos;
Suporte da alta gestão na alteração dos procedimentos para adequação aos módulos do sistema de ERP;
Compromisso de toda a organização na implantação das novas práticas e sistemas;
Ser um projeto da “empresa” e não um novo sistema da área de tecnologia.
Mesmo em organizações onde já se tem suportes sistêmicos aos processos, as atualizações ou reimplantações podem gerar conflitos e dificuldades de aceitação na alteração dos processos organizacionais.
A aderência dos sistemas de ERP em muitas empresas chega a apenas 35%, principalmente pela falta de cumprimento dos fatores aqui citados, assim, de forma equivocada, troca-se o ERP devido à falta de aderência, mas repete-se o erro de ser um projeto apenas de tecnologia, chegando ao final com uma marca diferente e com a mesma aderência baixa ao negócio.
Na indústria automobilística é onde se encontra o maior sucesso de implantação dos sistemas de ERP, com aderência superior a 75%. E você sabe por que isso ocorre? Porque nesse setor, a empresa precisa ter padrões rígidos dos seus processos e alta disciplina na execução dos trabalhos, senão ela sucumbe ao mercado altamente competitivo e tecnológico, o que pode acontecer na verdade com qualquer empresa.
O questionamento que deve ser feito no final do projeto é: Seu negócio trabalha para o ERP ou o ERP trabalha para seu negócio? Se a resposta for positiva para a primeira pergunta, talvez seja um bom momento para contar com uma consultoria especializada em processos, tecnologia e SAP. Pode contar conosco se precisar!
Comments