R. Conceição de Monte Alegre, 198 - 10 andar - Conj. 101

Brooklin Paulista, São Paulo - SP, 04563-060

11 5096-2850

contato@ittoconsulting.com

RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • LinkedIn ITtO Consulting
  • Instagram ITtO Consulting
  • Facebook ITtO Consulting
  • YouTube ITtO Consulting

ITtO Consulting © 2019. All Rights Reserved.

Segunda onda de implantação SAP

29 Sep 2017

Grandes empresas que possuem o sistema empresarial SAP ERP, passaram por um longo período de implantação. Há casos de um, dois e até três anos para uma primeira onda. 

 

Neste período, muitos dos principais usuários (key users) e alguns gestores e coordenadores (super users) são transferidos de suas áreas para o ambiente de projeto em tempo integral.

 

Diversas reuniões de levantamento dos processos atuais para adaptação ao novo sistema, mapeamento de gaps (processos que não se encaixam sem um desenvolvimento), desenhos dos fluxos de processos atuais e futuros, validações, especificações, desenvolvimentos, configurações, testes unitários e integrados, treinamento, cargas, mais testes e então a tão esperada entrada em produção. Viramos a chave!!

 

Nesta primeira onda, são contemplados boa parte dos processos, atendidos pelos módulos principais do SAP: Finanças, Controladoria, Compras, Vendas, Produção, Manutenção e Qualidade.

 

Contudo, é comum que, devido à complexidade e outros fatores, processos não menos importantes sejam planejados para uma segunda fase (segunda onda). Estou falando de processos como: Administração de Investimentos, Projetos de Engenharia, Viagens, Consolidação, Recursos Humanos, entre outros.

 

E além desta separação inicial de processos em ondas, durante o projeto de implementação, é difícil prever e cobrir todos os cenários envolvidos, sendo importante explorar ainda mais o potencial do SAP num segundo momento.

 

E como os sistemas e tecnologias estão constantemente em evolução, torna-se fundamental uma revisão periódica em busca de melhorias para maximizar o retorno sobre um alto investimento realizado. É difícil também para um CEO entender que, com tanto investimento, ainda exista falta de aderência de certos processos ou ainda executá-los manualmente.

 

Por isso, mesmo em grandes empresas, com processos e controles muito bem definidos e maduros, é comum encontrar oportunidades de ampliação das soluções existentes e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

 

Caso queira discutir melhor o assunto, será um prazer tomar um café! Estamos à disposição!

 

Um abraço e até o próximo post!

 

Ronier

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Posts Em Destaque

Quando investir em serviços de TI?

7 Dec 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes