top of page

Outsourcing – terceirização de serviços ou recursos especializados


 

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagens da terceirização, assunto que ganhou destaque, recentemente, com a reforma trabalhista aprovada em julho. Como nosso foco aqui é a contratação de recursos e serviços especializados relacionados especificamente a viagens corporativas – e não aquela terceirização com foco único na redução de custos que gera conflitos entre os colaboradores e inúmeros processos trabalhistas – praticamente sobram pontos positivos a serem mencionados.


Pensando especificamente em TI e prestação de serviços internos para o apoio e melhoria dos processos relacionados a viagens corporativas, nem sempre as empresas querem ter grandes equipes dedicadas nessa área, embora esta atividade “meio” tenha importância fundamental na realização da atividade “fim”. Afinal, as viagens permitem a realização de negociações e cumprimento dos contratos. Em geral, as empresas contam com a expertise do travel manager que concilia interesses e relações com clientes internos (viajantes) e fornecedores (principalmente a agência de viagens), para que o assunto viagens participe positivamente no alcance dos objetivos estratégicos da empresa.


Quais posições ou papéis terceirizar? Gerente de projetos, consultor funcional e técnico, analista de testes e qualidade são alguns exemplos de profissionais externos que podem compor sua equipe e, somando a experiência de mercado com o conhecimento de negócio dos colaboradores da sua empresa, ajudar na redução de tempo, custo e garantia de qualidade na implementação de projetos. Tratando-se de serviço, podemos mencionar a migração, implementação e integração de sistemas, treinamentos, entre outros.


Quando terceirizar é o melhor caminho? Se você não possui a quantidade de recursos especializados necessários para um determinado projeto ou objetivo, se precisa de um serviço pontual ou por tempo determinado, se precisa de conhecimento de mercado que, por vezes, é demorado de se adquirir e manter atualizado, a contratação de serviço ou recursos de uma empresa especializada pode ser a solução.


Qual é o fator crítico de sucesso? Assinatura de um contrato bem elaborado com uma empresa parceira, que contenha a clara descrição do serviço a ser entregue ou definição do perfil dos profissionais e padrões de qualidade a serem seguidos, no caso de contratação de recursos, e como isso será mensurado, além de uma boa gestão, independente da modalidade de contratação.


Conte com a experiência e conhecimento da ITtO Consulting na contratação de recursos e serviços!


Um abraço e até a próxima!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page