top of page

Automação e segurança: como as empresas europeias estão tratando as informações de viagem de seus fu


Hoje compartilhamos a entrevista realizada com Helmut Pilz, VP da empresa suíça Umbrella, especialista na gestão de informações de viajantes para grandes corporações. Conheça os desafios enfrentados pelas empresas europeias e como o Umbrella Faces tem facilitado essa gestão, garantindo a segurança da informação.


ITtO: Quais são os desafios, relacionados à gestão de cadastros de viajantes, enfrentados pelas empresas europeias?


​Helmut: Muitas empresas não estão conseguindo se adequar à nova regulamentação de proteção de dados (General Data Protection Regulation (GDPR) - Regulation (EU) 2016/679), o que significa, em termos práticos, que as empresas têm que saber em quais sistemas estão as informações de seus funcionários para removê-las, quando solicitado, o que somente é possível com um rigoroso sistema de gestão de perfis. Sobre melhoria de processos, o maior problema é a disponibilidade da informação correta e completa sobre o passageiro para a criação das reservas.


ITtO: Qual é o perfil das empresas usuárias do Umbrella Faces e o que elas mais gostam na ferramenta?


Helmut: São empresas que operam em múltiplos países e com agências diferentes, que necessitam enviar vários arquivos periódicos para atualização de cadastro dos seus viajantes e empresas com rigorosas regras internas sobre proteção de dados que usam o Umbrella faces para gerenciar e compartilhar essa informação de maneira segura. Um benefício adicional é a flexibilidade para mudar de fornecedores visto que a empresa tem o controle total da informação.


ITtO: Como você conhece muito bem o mercado brasileiro por ter vivido aqui e liderado projetos para importantes corporações, como você diria que elas podem se beneficiar do Umbrella Faces?


Helmut: Usando o Umbrella faces, cada reserva é feita com informação presente em um cadastro centralizado, preciso e atualizado, compatível com diferentes canais (OBT, offline pela agência, direto no site da companhia aérea), mantida pelo próprio viajante.

Na Europa, as empresas estão tratando o assunto segurança da informação de maneira muito séria e o mesmo deve acontecer no Brasil em curto prazo.

ITtO: O Umbrella Faces funciona com qualquer sistema de reservas online (OBT) e qualquer ERP?


Helmut: Cada arquivo de RH de um sistema ERP é único por empresa, por isso cada interface também é única. Normalmente em 3 a 5 dias é possível adaptar a interface para ser compatível com o arquivo do cliente. Temos experiência com SAP e Oracle, mas podemos trabalhar com qualquer arquivo estruturado para leitura.


Pensando nos OBTs, a maioria deles, mas não todos, tem uma interface para importação e exportação de dados dos cadastros. Se o OBT já tem essa facilidade, é muito simples conectar o Umbrella Faces. Caso o OBT não tenha essa interface, é necessário que a mesma seja desenvolvida pelo provedor do sistema.


ITtO: Já que estamos falando de uma ferramenta poderosa, deve ser complicada a instalação e manutenção do produto, correto?


Helmut: É muito simples configurar e instalar o Umbrella Faces. Tecnicamente essa atividade dura apenas um dia, mas a preparação é mais demorada, dependendo de como a informação está disponibilizada e organizada e se o cliente necessita fazer uma limpeza dos dados antes da instalação do produto. O Umbrella Faces dispõe de uma funcionalidade para ajudar na padronização de dados no carregamento inicial, de acordo com as informações que o cliente quer armazenar (formatos, o que é obrigatório e opcional).


Por ser um processo delicado e que demanda tempo, as empresas podem contar com a ajuda da ITtO no data cleansing.


ITtO: Há uma preocupação nas grandes empresas com o acesso a dados sigilosos. A informação dos clientes do Umbrella Faces está protegida?


Helmut: Com certeza nós seguimos os mais altos padrões de segurança da Europa. Nosso datacenter está certificado pela ISO 27001, os dados de cartão de crédito são armazenados e trafegados em conformidade com o PCI DSS e os aplicativos e dados estão hospedados em um datacenter onde estão, também, informações de bancos europeus.

Danke! Obrigado Helmut pelas informações e insights compartilhados com nossos leitores! E muito sucesso para a Umbrella!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page